Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratório de Motores e Análises Energéticas

O Laboratório de Motores e Análises Energéticas, situado no galpão de Laboratórios do campus II da Unifesspa, é utilizado como parte da infraestrutura voltada para práticas didáticas e desenvolvimento de pesquisas. Ele permite a realização de atividades que abrangem dimensionamento, seleção de componentes, funcionamento, manutenção e normas técnico/ambientais de sistemas frigoríficos aplicados à Engenharia Mecânica. A estrutura comtempla uma série de equipamentos para análises termodinâmicas, equipamentos de refrigeração e ferramentas em geral como mostra as figuras 1 e 2.

Figura 1: Laboratório de Motores e Análises Energéticas.

Figura-1

Figura 2: Laboratório de Motores e Análises Energéticas.

Figura-2

No laboratório está contido o maquinário responsável por permitir a reprodução de sistemas de refrigeração em escala laboratorial e o estudo de cada componente do sistema junto às suas especificidades de funcionamento. Além disso, o laboratório comporta outros equipamentos voltados para fins didáticos em Mecânica dos Sólidos, Elementos de Máquina, Termodinâmica, Motores de Combustão Interna e Sistemas de Bombeamento, como mostra a figura 3.

Figura 3: Aula prática de elementos de máquina.     

Figura-3  

Atividades Realizadas:

Os principais equipamentos contidos no laboratório são voltados para a reprodução de sistemas frigoríficos. Dentre eles estão contidos:

  • Ar condicionado SPLIT: Sistema moderno, utilizado em escala residencial e predial, sendo dividido em duas unidades: evaporadora e condensadora (figura 4).
  • Figura 4: Reprodução laboratorial do sistema Split.

Figura-4

  • Ar condicionado de janela: (ACJ), utilizado em escala residencial e predial, sendo composto por uma única unidade.

O laboratório armazena os componentes internos destes sistemas para estudos isolados de geometria e funcionamento. Outra capacidade do laboratório é simular falhas nesses equipamentos como: baixa quantidade de fluido refrigerante no sistema, redução da superfície de troca térmica da evaporadora e condensadora, alternância entre os tipos de ventilação forçada e natural, através da bancada de refrigeração figura 5.

Figura 5: Bancada de Refrigeração

Figura-5

As análises são realizadas com uso de instrumentos de medição, capazes de realizar medições de pressão, temperaturas, superaquecimento e subresfriamento, dando ao laboratório a capacidade de realizar o monitoramento do sistema em tempo real.

Cursos:

  • Mini-Curso de Refrigeração

Teve como objetivo expor o princípio de funcionamento de um sistema frigorífero aos discentes de Engenharia Mecânica. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de estudar cada componente do sistema ao participar do processo de montagem, manutenção e os princípios termodinâmicos de um sistema Split e ACJ.

  • Mini-Curso de Carburadores

Com objetivo expor o princípio de funcionamento dos diversos tipos de carburadores, entender como cada componente dentro desse sistema de alimentação se comporta. Para isso, fora apresentado aos discentes do curso de Engenharia Mecânica como realizar a montagem e a desmontagem de carburadores auxiliada de esclarecimentos teóricos referentes à como um carburador se comporta em cada ciclo do motor à combustão interna.

  • Caixa de Transmissão

Os princípios dos elementos de máquina foram exposto aos discentes do curso de Engenharia Mecânica da Unifesspa onde foi visto os elementos mecânicos de forma isolada e integrada. O sistema utilizado fora uma caixa de marcha do veículo Fox. A partir desse sistema pôde-se estudar relações de transmissão entre engrenagens, entender como se retira uma rolamentos acoplados ao eixo por interferência, entender o princípio de funcionamento da mudança de marchas e como montar, desmontar, fazer a manutenção e o diagnóstico do sistema, utilizado as ferramentas adequadas para cada etapa dos respectivos processos.

Fim do conteúdo da página