Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)
Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)
- O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.
- Acesso em: https://sigaa.unifesspa.edu.br
- A Unifesspa disponibiliza para discentes e servidores conta de e-mail institucional (@unifesspa.edu.br). Para acessar o serviço de e-mail, acesso o link https://correio.unifesspa.edu.br utilizando como credencial o login e senha de acesso ao SIGAA.
- Acesso em: https://correio.unifesspa.edu.br
- O Wiki da Unifesspa reúne informações sobre os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) disponíveis para a comunidade acadêmica da Unifesspa. Além disso, apresenta os principais manuais de acesso as soluções de TIC como forma de orientação em caso de dúvidas.
- Acesso em: https://wiki.unifesspa.edu.br
- O Google Patents é um mecanismo de pesquisa do Google que indexa patentes e pedidos de patentes. O Google Patents indexa mais de 87 milhões de patentes e pedidos de patentes com texto completo de 17 escritórios de patentes, incluindo:
ü Instituto de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO);
ü Instituto Europeu de Patentes (EPO);
ü Administração Nacional da Propriedade Intelectual da China (CNIPA);
ü Escritório de Patentes do Japão (JPO);
ü Instituto Coreano de Propriedade Intelectual (KIPO);
ü Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI);
ü Deutsches Patent- und Markenamt (DPMA);
ü Escritório Canadense de Propriedade Intelectual (CIPO);
ü Rússia, Reino Unido, França, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Luxemburgo, Holanda.
Esses documentos incluem toda a coleção de patentes concedidas e pedidos de patentes publicados de cada banco de dados (que pertencem ao domínio público). Os documentos de patentes dos EUA datam de 1790, EPO e WIPO até 1978. O reconhecimento óptico de caracteres (OCR) foi realizado nas patentes americanas mais antigas para torná-las pesquisáveis, e o Google Translate foi usado em todas as patentes que não sejam o inglês para tornar as traduções em inglês pesquisáveis. O Google Patents também indexa documentos do Google Scholar e Google Livros e os classificou com códigos de classificação de patente cooperativa para pesquisa. Informações sobre litígios sobre patentes também estão disponíveis no Google Patents por meio de uma parceria com o Darts-ip, um banco de dados global sobre litígios sobre patentes.
- Acesso em: https://patents.google.com/
- O portal de periódicos foi elaborado com a pretensão de fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil por intermédio da democratização do acesso online à informação científica. O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdo em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Possuem acesso livre e gratuito ao Portal de Periódicos CAPES professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições vinculadas ao projeto. O portal pode ser acessado por intermédio de computadores conectados à internet no interior das instituições que fazem parte do projeto ou por acesso remoto por meio de usuário e senha, esta última maneira foi denominada como acesso CAFE (Comunidade Acadêmica Federada)
- Acesso em: www.periodicos.capes.gov.br
- Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online - SciELO) é uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). A partir de 2002 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPp).
- Acesso em: www.scielo.org