Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Faculdade de Engenharia Mecânica

 

A Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) tem entre suas prioridades o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à análise, projeto, simulações em engenharia, propriedades termofísicas de materiais, energia, engenharia de operações, otimização e inovação organizacional, logística integrada e inovação tecnológica na Amazônia, biomassa e meio ambiente, produção de materiais e caracterização óptica, gestão de ativos, manutenção, segurança no trabalho, educação aplicada às geociências, virtual design, física médica aplicada, instrumentação e ensino de física.

 

A Faculdade oferece diversas modalidades de bolsas de iniciação científica com o apoio de Órgãos de Fomento à pesquisa como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) e da própria Unifesspa através de sua Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex). Além de oferecer iniciação científica voluntária.

 

A Femec vem atuando ainda, no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica para Inovação (Profnit), sob coordenação do Prof. Dr. Cláudio Henrique Cerqueira Costa Basquerotto e parcerias com docentes do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e de outras Faculdades da Unifesspa. A primeira turma do PROFNIT iniciou em agosto de 2018.

 

O quadro docente da Femec busca implantar projetos que contribuam para a formação dos alunos de graduação e pós-graduação, especificamente aqueles que contemplem parcerias com empresas e ofereçam perspectiva de melhoria de processos e produtos utilizados na economia da região.

 

O corpo docente do curso atua de forma coletiva no Grupo de Pesquisa Análise, Projeto, Inovação, Simulações e Engenharia (APSE). O Grupo de Pesquisa APSE foi criado em 2015 e tem como líderes o Prof. Dr. Franco Jefferds dos Santos Silva e o Prof. Dr. José Elisandro de Andrade. O APSE realiza trabalho de análise, projeto e simulações dentro da engenharia com foco em inovação e em temas das áreas de Engenharia Mecânica e áreas correlatas em processos de produção, manutenção e projeto e desenvolvimento de máquinas e dispositivos.

 

O corpo docente do curso atua em outros Grupos de Pesquisa, como pode ser consultado na página individual de cada docente e/ou no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.

Fim do conteúdo da página