Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratório de Sistemas Térmicos e Hidráulicos

História do Laboratório

O Laboratório de Sistemas Térmicos e Hidráulicos foi fundado em 7 de maio de 2018 através da portaria N°104/2018 - IGE/UNIFESSPA. O Laboratório tem como missão atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão na grande área de Térmicas e Fluidos, respeitandos os valores difundidos pela Instituição de Ensino Superior, ao qual pertence, e com a visão de melhorar a qualidade de ensino, pesquisa e extensão, para formar recursos humanos capacitados para atender a demanda do mercado de trabalho.

 

Estrutura do Laboratório

O Laboratório é composto por duas áreas físicas, dentro do Galpão de Laboratórios do Instituto de Geociências e Engenharias. A primeira, encontra-se localizada nas Baia 1 e 2 da Femec, onde está montada a Bancada de Sistemas Hidráulicos, voltada para as atividades de mecânica dos fluidos; um compressor de ar, voltado para as atividades dentro do ramo da Pneumática e um grupo motogerador, voltado para atividades dentro da área de motores de combustão interna, elemento de máquinas e geração de energia em pequena escala. A segunda área, está alocada na Sala 06 do Galpão e conta com equipamentos e ferramentas para suporte às atividades.

 WhatsApp-Image-2019-01-22-at-11.18.22

 

motogerador

 

Atividades Desenvolvidas

 

Recondicionamento de Grupo Motogerador

Como principal atividade desenvolvida no Laboratório, no Período de maio de 2018 a Janeiro de 2019, destaca-se o Projeto de Ensino denominado "Recondicionamento de Grupo Motogerador", coordenado pelo Professor Dimitri Oliveira e Silva. O projeto teve como objetivo recuperar o Grupo Motogerador para auxiliar nas atividades de ensino através de aulas práticas. Durante o processo de recondicionamento foram realizados minicursos e palestras, sobre subsistemas do mesmo, para os alunos da graduação. O projeto contou com o apoio da SINFRA (Tiago Garcia e Artur Santana) e do do SENAI - Marabá (Prof. Eduardo Silva) na aquisição de peças e mão-de-obra.

 

Projetos de extensão Aerodesign e Baja

Em agosto de 2018, foram iniciadas as atividades de extensão do grupo Aerodesign e Baja, ambos voltados para as suas respectivas competições promovidas pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade). Por serem projetos de âmbito multidisciplinar, conta com a participação de diversas áreas da engenharia, incluindo o Laboratório de Sistemas Térmicos e Hidráulicos que, atualmente, é utilizado como local de desenvolvimento e construção de protótipos de ambos os projetos.

Fim do conteúdo da página