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Material apresentado - Reunião Ordinária do NDE de 11 de julho de 2018

1. Abertura

2. Leitura de Expediente

  1. As atribuições do NDE-Mec.

  2. Propostas de ações para planejamento do período julho/2018 - junho/2019

    • (Se houverem, da parte dos membros, propostas para planejamento a sugestão é que prepararem para apresentação na reunião).

    • Alguma inclusão?

3. Comunicações

4. Proposições

5. Ordem do dia

5.1 Atribuições do NDE-Mec.

Das Atribuições

Art. 4o. São atribuições do NDE-EMEC:

  1. Revisar e aprimorar continuamente o PPC definindo sua concepção e fundamentos;
  2. Elaborar propostas, conduzir trabalhos e encaminhar pareceres de reestruturação curricular ao Conselho da Faculdade para aprovação;
  3. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso e dos objetivos gerais do curso estabelecidos no PPC;
  4. Zelar pela integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e pela integração interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes na matriz curricular;
  5. Avaliar a ementa, bibliografia, planos de ensino e cronograma dos componentes curriculares, propondo adequações periódicas ao PPC;
  6. Recomendar a aquisição de títulos bibliográficos e outros materiais pedagógicos necessários à manutenção das boas práticas pedagógicas do curso;
  7. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e de extensão oriundas de necessidades da graduação e de exigências do mercado de trabalho, afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  8. Estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos de resultados a serem alcançados pelo Curso em processos de avaliação interna e externa, tomando providências para induzir a melhoria contínua dos conceitos em busca da excelência;
  9. Sugerir providências de ordem didática, científica e administrativa que entenda necessárias ao pleno funcionamento e constante aprimoramento do curso, incluindo capacitação docente e estímulo à produção científica;
  10. Acompanhar as atividades do corpo docente, notadamente o resultado das avaliações periódicas, recomendando ao Conselho da Faculdade a indicação ou substituição de docentes, quando necessário;
  11. Propor alternativas teórico-metodológicas que promovam a inovação na sala de aula e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
  12. Monitorar o desempenho dos discentes em suas atividades acadêmicas e orientá-los para superar suas dificuldades, contribuindo para a redução da evasão e melhoria qualitativa do ensino-aprendizagem;
  13. Sugerir e apreciar roteiros de atividades práticas de laboratório, e a infraestrutura disponível nesses laboratórios, encaminhando à Coordenação do Curso as sugestões e alternativas de melhoria;
  14. Contribuir para a elaboração de uma matriz curricular que contemple obrigatoriamente a formação generalista do Engenheiro Mecânico e as atribuições profissionais previstas na Resolução n.º 241, de 31 de julho de 1976, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA);
  15. Zelar pelo pleno cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais previstas na Resolução CNE/CES n.º 2 de 17 de junho de 2010.

5.2 Planejamento do período julho/2018 - junho/2019.

PPC - Objetivos Específicos

  1. Oferecer aos estudantes uma boa formação básica interligada às disciplinas de formação profissional;
  2. Desenvolver atividades práticas nas disciplinas para que os alunos possam aplicar os conhecimentos teóricos e entender a importância dos mesmos na sua formação, bem como desenvolver habilidades técnico-profissionais;
  3. Capacitar os alunos a resolverem problemas de engenharia através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos;
  4. Proporcionar atividades acadêmicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares em equipe e a integração dos conhecimentos do curso;
  5. Promover a interação dos docentes e discentes com a indústria, instituições de ensino e comunidade em geral, através de projetos de pesquisa e extensão, estágios e outras atividades acadêmicas;
  6. Desenvolver atividades de pesquisa, visando formar engenheiros com habilidades para pesquisa científica e tecnológica;
  7. Estimular uma atitude proativa do aluno na busca do conhecimento e nas relações interpessoais de modo a facilitar sua inserção e evolução técnica no mercado de trabalho.

 

PPC - Perfil do egresso

 

I. Sólida formação básica em Engenharia Mecânica - Formação fundamental;

II - Capacidade de identificar, planejar, integrar e gerenciar sistemas e projetos mecânicos, mecatrônicos, térmicos e fluido-mecânicos - Mecânica - Térmica e Fluido;

III - Capacidade de identificar, especificar e dimensionar partes, componentes e elementos e aplicar processos de; projeto e fabricação que utilizam materiais diversos - Projeto e fabricação;

IV - Conhecimentos e capacidade de uso ostensivo de informática aplicada a atividades de análise de engenharia planejamento e gestão de projeto e manutenção industriais - Gestão e operação industrial;

V - Visões crítica e analítica de processos e sistemas de fabricação e produção bem como de seus equipamentos, controles e manutenções - Projeto e fabricação;

VI - Capacidade de aplicação das teorias, técnicas e ferramentas de qualidade e de confiabilidade às máquinas e processos industriais - Gestão e operação industrial;

VII - Aptidão à pesquisa e ao desenvolvimento adicionadas à capacidade de concepção e elaboração de trabalhos técnico-científicos - Formação fundamental;

VIII - Capacidade de auto aprendizado e aperfeiçoamento contínuo - Formação fundamental;

IX - Espírito empreendedor, com capacidade de liderança e de Trabalho em equipe - Gestão e operação industrial;

X - Visão gerencial para administrar recursos humanos, materiais, financeiros e ambientais - Projeto e fabricação;

XI - Atitudes e capacidade para resolução de problemas e tomada de decisão com visão sistêmica e multidisciplinar - Gestão e operação industrial;

XII - Postura ética atenta para as questões sociais e ambientais - Formação fundamental;

XIII - Capacidade de comunicação oral e escrita - Formação fundamental;

XIV - Formação humanística e visão holística - Formação fundamental.

 

Linhas de Competência

  1. Formação Fundamental

  2. Mecânica

  3. Térmica e Fluido

  4. Projeto e Fabricação mecânica

  5. Gestão e Operação Industrial

 

Anexo V do PPC - Perfil de Formação.

 

Encaminhamento:

 

Utilizar as linhas de compentências como guias para atividades do NDE.

 

6. O que ocorrer.

 

 

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