Material apresentado - Reunião Ordinária do NDE de 11 de julho de 2018
1. Abertura
2. Leitura de Expediente
-
As atribuições do NDE-Mec.
-
Propostas de ações para planejamento do período julho/2018 - junho/2019
-
(Se houverem, da parte dos membros, propostas para planejamento a sugestão é que prepararem para apresentação na reunião).
-
Alguma inclusão?
-
3. Comunicações
4. Proposições
5. Ordem do dia
5.1 Atribuições do NDE-Mec.
Das Atribuições
Art. 4o. São atribuições do NDE-EMEC:
- Revisar e aprimorar continuamente o PPC definindo sua concepção e fundamentos;
- Elaborar propostas, conduzir trabalhos e encaminhar pareceres de reestruturação curricular ao Conselho da Faculdade para aprovação;
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso e dos objetivos gerais do curso estabelecidos no PPC;
- Zelar pela integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e pela integração interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes na matriz curricular;
- Avaliar a ementa, bibliografia, planos de ensino e cronograma dos componentes curriculares, propondo adequações periódicas ao PPC;
- Recomendar a aquisição de títulos bibliográficos e outros materiais pedagógicos necessários à manutenção das boas práticas pedagógicas do curso;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e de extensão oriundas de necessidades da graduação e de exigências do mercado de trabalho, afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
- Estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos de resultados a serem alcançados pelo Curso em processos de avaliação interna e externa, tomando providências para induzir a melhoria contínua dos conceitos em busca da excelência;
- Sugerir providências de ordem didática, científica e administrativa que entenda necessárias ao pleno funcionamento e constante aprimoramento do curso, incluindo capacitação docente e estímulo à produção científica;
- Acompanhar as atividades do corpo docente, notadamente o resultado das avaliações periódicas, recomendando ao Conselho da Faculdade a indicação ou substituição de docentes, quando necessário;
- Propor alternativas teórico-metodológicas que promovam a inovação na sala de aula e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
- Monitorar o desempenho dos discentes em suas atividades acadêmicas e orientá-los para superar suas dificuldades, contribuindo para a redução da evasão e melhoria qualitativa do ensino-aprendizagem;
- Sugerir e apreciar roteiros de atividades práticas de laboratório, e a infraestrutura disponível nesses laboratórios, encaminhando à Coordenação do Curso as sugestões e alternativas de melhoria;
- Contribuir para a elaboração de uma matriz curricular que contemple obrigatoriamente a formação generalista do Engenheiro Mecânico e as atribuições profissionais previstas na Resolução n.º 241, de 31 de julho de 1976, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA);
- Zelar pelo pleno cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais previstas na Resolução CNE/CES n.º 2 de 17 de junho de 2010.
5.2 Planejamento do período julho/2018 - junho/2019.
PPC - Objetivos Específicos
- Oferecer aos estudantes uma boa formação básica interligada às disciplinas de formação profissional;
- Desenvolver atividades práticas nas disciplinas para que os alunos possam aplicar os conhecimentos teóricos e entender a importância dos mesmos na sua formação, bem como desenvolver habilidades técnico-profissionais;
- Capacitar os alunos a resolverem problemas de engenharia através do domínio de conhecimentos profissionalizantes e específicos;
- Proporcionar atividades acadêmicas que permitam o desenvolvimento de trabalhos e projetos interdisciplinares em equipe e a integração dos conhecimentos do curso;
- Promover a interação dos docentes e discentes com a indústria, instituições de ensino e comunidade em geral, através de projetos de pesquisa e extensão, estágios e outras atividades acadêmicas;
- Desenvolver atividades de pesquisa, visando formar engenheiros com habilidades para pesquisa científica e tecnológica;
- Estimular uma atitude proativa do aluno na busca do conhecimento e nas relações interpessoais de modo a facilitar sua inserção e evolução técnica no mercado de trabalho.
PPC - Perfil do egresso
I. Sólida formação básica em Engenharia Mecânica - Formação fundamental;
II - Capacidade de identificar, planejar, integrar e gerenciar sistemas e projetos mecânicos, mecatrônicos, térmicos e fluido-mecânicos - Mecânica - Térmica e Fluido;
III - Capacidade de identificar, especificar e dimensionar partes, componentes e elementos e aplicar processos de; projeto e fabricação que utilizam materiais diversos - Projeto e fabricação;
IV - Conhecimentos e capacidade de uso ostensivo de informática aplicada a atividades de análise de engenharia planejamento e gestão de projeto e manutenção industriais - Gestão e operação industrial;
V - Visões crítica e analítica de processos e sistemas de fabricação e produção bem como de seus equipamentos, controles e manutenções - Projeto e fabricação;
VI - Capacidade de aplicação das teorias, técnicas e ferramentas de qualidade e de confiabilidade às máquinas e processos industriais - Gestão e operação industrial;
VII - Aptidão à pesquisa e ao desenvolvimento adicionadas à capacidade de concepção e elaboração de trabalhos técnico-científicos - Formação fundamental;
VIII - Capacidade de auto aprendizado e aperfeiçoamento contínuo - Formação fundamental;
IX - Espírito empreendedor, com capacidade de liderança e de Trabalho em equipe - Gestão e operação industrial;
X - Visão gerencial para administrar recursos humanos, materiais, financeiros e ambientais - Projeto e fabricação;
XI - Atitudes e capacidade para resolução de problemas e tomada de decisão com visão sistêmica e multidisciplinar - Gestão e operação industrial;
XII - Postura ética atenta para as questões sociais e ambientais - Formação fundamental;
XIII - Capacidade de comunicação oral e escrita - Formação fundamental;
XIV - Formação humanística e visão holística - Formação fundamental.
Linhas de Competência
-
Formação Fundamental
-
Mecânica
-
Térmica e Fluido
-
Projeto e Fabricação mecânica
-
Gestão e Operação Industrial
Anexo V do PPC - Perfil de Formação.
Encaminhamento:
Utilizar as linhas de compentências como guias para atividades do NDE.
6. O que ocorrer.